segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Pink Floyd

Compilação

Com toda certeza, todos que conhecem essa grandiosa banda de rock britânico , tem toda certeza que é muito conhecida por suas composições harmônicas e progressivas, e seus espetáculos super elaborados .
Sem dúvida alguma , Pink Floyd foi , e é uma das bandas mais influentes da história do rock , tendo mais de 250 milhões de cópias vendidas.
Há ainda, quem se pergunte por que PINK FLOYD , aqui está , tudo se deve a uma admiração do vocalista/guitarrista Syd Barrett, pelo talento musical de PINK Anderson e FLOYD Council.
Na década de 60 Barrett foi forçado a se afastar da banda , afastamento causado por problemas com drogas ,sendo assim substituído por David Gilmour, a banda passou a ser liderada pelo baixista e agora principal compositor Roger Waters , nessa fase , foram produzidos os discos mais marcantes da banda , discos com êxito mundial,sendo os mais vendidos e mais elogiados pelos céticos comentaristas,tais discos foram : The Dark Side of the moon ,Wish you were here , Animals e The Wall .
Após o término do álbum "The Final Cult" em 1983 a banda teve uma breve separação,e em 1985 Roger declarou que Pink Floyd não mais existira . Após isso , Gilmour (vocal e guitarra), Rick Wright (teclado) e Nick Mason (bateria) , retomaram a banda com o nome oficial ,depois de uma luta judicial ,conseguiram gravar e se apresentar obtendo um grande trunfo comercial , mas logo fecharam um acordo com Waters.
No dia dois de julho de dois mil e cinco , Pink Floyd tocou para a sua maior platéia , com sua formação mais clássica,isso ocorreu em Londres , Reino Unido.
Quando estavam hipotéticamente pensando em uma possível volta no ano de 2008 Richard morreu , dando um fim a qualquer hipótese de formação original ao Pink Floyd.

Era do Triunfo Arrebatador

Dentre os anos de 1971 e 1975 , Pink Floyd se tornou uma banda um tanto quanto ''inclassificável'' por causar deixar de produzir e se distanciar da cena psicodélica e se aproximar até tornar-se uma banda distinta.
O som da banda se tornou muito mais elaborado ,com composições pra lá de filosóficas ,dando ênfase no baixo , obtendo um estilo único de guitarra e arrebatadoras melodias de teclados super harmônicas , e, exatamente nessa época a banda incluiu saxofone e corais femininos e isso acabou fazendo parte da distinção de Pink Floyd .
Sem dúvidas a sonoridade da banda foi definida e focalizada no disco "Meddle'' , especificamente na faixa sublime de 23 minutos "Échoes" , tendo nessa longa duração há um conteúdo explêndido de solos de guitarra e teclado , se tornando um rock progressivo , contando ainda com uma seção intermediária de música sintetizada , constituída por guitarras , sintetizadores e órgãos ,sem esquecer é claro do pedal de guitarra ''wah wah'' usado do lado inverso, contudo foi obtido um nome de ''poema sônico'' classificado assim por Waters ,fazendo-se por merecer.
Resumidamente , essa era foi fechada pela gravação e sucesso de vendas do álbum , julgado melhor por muitos fãs, chegando ao topo das paradas do Reino Unido e de vendas mundiais , Wish you were here.


Discografia

The piper at the Gates of Dawn (1967)

Álbum de lançamento da banda , único álbum ''comandado'' por Syd . O mesmo tem letras surreais ,que falam desde contos de fadas a bicicletas e espantalhos, tinha um rock psicodélico.
Não chegou ao pódio , mas foi o 6º mais vendido no Reino Unido.
O conteúdo faz ao nome , o título do álbum foi baseado no conto infantil de Kenneth Grahame , " O vento nos salgueiros" . Obtendo-se onze faixas.

A Saucerful of Secrets (1968)
Foi gravado entre janeiro e abril e editado entre 27 e 29 de julho. Esse álbum é basicamente um demonstração de que o caos pode se transformar em melodia . É o último que Barrett se faz presente , e o primeiro com Gilmour, mas somente na guitarra.Tendo um total de sete faixas.

More (1969)
More é o nome ,digamos , resumido deste álbum chamado formalmente de Music fron the Film More . O álbum é composto por faixas utilizadas na trilha sonora do filme,a maioria de forma diferente. Somando um total de treze faixas , lado A e B.

Ummagumma (1969)
Álbum duplo , sendo o disco um , gravado ao vivo , e o disco dois , em estúdio. Totalizando assim dezesseis faixas.

Atom Heart Mother (1970)
Álbum considerado como rock progressivo,chegou a ser disco de ouro em 1994 e a ser o 55º disco mais vendido nos Estados Unidos. A capa desse disco é um tanto quanto enigmática , não só na história de Pink Floyd e sim da música, a capa traz a Rês Lullubelle III uma cruza das raças holandesa e normanda , a gravadora teve de pagar cerca de mil libras para o uso da imagem do bovino. Esse disco tem o total de doze faixas.

Meddle (1971)
Gravado entre os meses de janeiro e agosto ,sendo disco de ouro em 1973 e disco de platina e dupla platina em 1994. Tendo cinco faixas no lado A , e , a inexorável "Echoes" no lado B.

Obscured by Clouds (1972)
Um dos álbuns baseados na banda sonora do filme francês La Vallé , atingindo o 46º lugar nas vendas estadunienses , foi declarado disco de ouro pela RIAA em 1994. Total de dez faixas.

The Dark Side of the Moon (1973)
Álbum conceitual , que muitas pessoas se identificam por falar sobre as pressões,necessidades e realidades da vida , está entre os 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of fame.Considerado por muitos a obra prima de Pink Floyd ,chegando a ''ganhar'' até mesmo de "The Wall" . Contém nuances líricas e tons suaves . Além do seu sucesso de vendas internacionais, o DSotM é o terceiro álbum mais vendido do mundo. Lado A e B totalizando nove faixas.

Wish You Were Here (1975)
O álbum fala basicamente de ausência e maus adjetivos da indústria musical,há uma enorme melancolia porém se repararmos bem se acha uma alegria jogada ao ver dos interessados. A faixa de mesmo nome do álbum ,fala sobre o pensamento hipotético do fim do Pink Floyd. Tendo consigo cinco faixas.

Animals (1977)
Álbum editado duas vezes, primeiramente em Londres no dia 23 de janeiro ,e , nos Estados Unidos no dia 2 de fevereiro. Atingiu o 3º lugar nas paradas da Billboard ,foi disco de outro e platina , ouro em 12 de fevereiro e platina 10 de março. Tendo somente cinco faixas.

The Wall (1979)
Álbum aclamado da banda , está entre os três melhores, os dois já citados (DSotM e Wish you were here) , é inspiração e exemplos para muitos músicos até hoje. Na turnê do show com mesmo nome , foi construída uma parede entre a banda e o público , tal parede surgiu da inspiração de Waters , após de cuspir na cara de um fã num show em Montreal ,que estava tendo um comportamento pertubante. Além dessa caótica turnê , o título do álbum se tornou um filme, produzido pela MGM , contando a história de um jovem que tem seu pai morto na segunda guerra mundial , logo na infância, trazendo consigo lembranças ruins em todos os aspectos sociais,e, quando adulto se torna uma estrela do rock ,que apesar de aclamado,nunca estava satisfeito pois sua vida era vazia . O filme tem poucos diálogos . Roger Waters , ao ver o filme diz-se não satisfeito e sentia apatia pelo personagem vivido por Bob Geldof (personagem principal) não dando assim a hipótese de se envolver. O álbum totaliza vinte e seis faixas.

The Final Cult (1982)
Nesse álbum temos descrito o orgulho de Roger Waters , que por ter total convicção sobre ser o dono do Pink Floyd , não obteve tal ajuda de seus companheiros de banda ,pode ser considerado um projeto solo , para comprovação , na contra-capa há uma citação definitiva : "Uma obra de Roger Waters, executada por Pink Floyd" . O álbum original traz doze faixas, na reedição realizada em 2004 , vem com treze faixas ,sendo assim adicionada a faixa "When the Tigers Broke Free" e mudando a ordem de algumasa outras faixas.

A Momentary Lapse of Reason (1985)
Após o abandono de Waters ,esse foi o primeiro álbum da banda, mas nem por isso foi decadente, chegou ao 3º lugar do pódio das paradas tanto do Reino Unido quanto dos Estados Unidos, sucesso obtido ,principalmente com a ajuda dos singles nele presentes : "Learning to Fly" e "On the Turning Away". Na primeira faixa do disco , o vocal é executado por Nick Mason ao invés de Gilmour. Esse álbum totaliza dez faixas.

The Division Bell (1994)
O álbum foi gravado em vários estúdios, e fala sobre a falta de comunicação , primeiro álbum da banda a atingir primeiro lugar na tabela da Billboard . Na última faixa "High Hopes" , pode se ouvir o fim da chamada , onde o empresário Steve O'Rourke, que havia pedido para aparecer num álbum da banda , a ligação foi ignorando por Charlie , enteado de Gilmour. Totaliza onze faixas.

ÁLBUNS GRAVADOS AO VIVO

Ummagumma (1969)
Álbum duplo , já descrito anteriormente.

Delicate Sound of Thunder (1988)
É um álbum duplo , chegou a ser lançado também em video na mesma data , todas as suas faixas não foram inéditas , e sim alternadas de vários álbuns antigos, tendo um total de quinze faixas.

The Wall (1990)
Também conhecido como "The Wall Live in Berlin" , não necessita descrições , gravado em Berlim no citado ano, para a comemoração da queda do muro do Berlim . Um vídeo do disco também foi lançado no mesmo ano.

P-U-L-S-E (1995)
Álbum duplo , gravado durante a turnê de promoção "The Division Bell" , realizada entre março e outubro de 1994 e inclui uma versão ao vivo completa do álbum DSotM e chegou ao topo da Billboard no mesmo ano. Os dois discos totalizam 26 faixas.

Is There Anybody Out There ? The Wall Live 1980-81 (1980-1981)
Álbum gravado por James Guthrie , quando a banda tocou ao vivo em Londres. Esse disco , e as apresentações tornaram-se marcantes pela presença de duas faixas ausentes no álbum de estúdio , são elas : "What Shall We Do Now" e "The Last few Bricks". Os dois discos totalizam 30 faixas.

Membros da história do Pink Floyd

Syd Barret - Vocal e Guitarra (inicial)
Nick Mason - Bateria
David Gilmour - Vocal e Guitarra
Roger Waters - Baixo e Backingvocal
Richard Wright - Teclado e Backing vocal.


Há quem diga que Pink Floyd é mais que música , é religião , se todos essa história e músicas não bastaram para você, Pink Floyd nunca será entendido de tal forma pelo mesmo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário